Um comitiva de autoridades e empresários tocantinenses esteve reunida nesta quarta-feira, 23, em Brasília, com membros da Two Flex, que opera com aviões de pequeno porte tipo. O objetivo é fazer com que empresa comece a operar no Estado. Estavam presentes o governador Mauro Carlesse (DEM), os prefeitos de Araguaína, Ronaldo Dimas (sem partido), e de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB); os deputados federais Tiago Dimas (SD) e Carlos Gaguim (DEM), entre outros nomes.
Parceria com as grandes
Conforme a assessoria de Tiago Dimas, o encontro serviu para debater os detalhes que faltam para a empresa poder efetivamente operar no Tocantins. Nos estados onde ela já atua – como no Rio Grande do Sul, Ceará, São Paulo e Mato Grosso -, a Two Flex tem parceria com a Gol e a Latam, abastecendo os grandes aeroportos com passageiros do interior através de voos sub-regionais.
Extensão do benefício fiscal
A operação da comercialização das passagens é feita pela empresa grande parceira e não diretamente pela Two Flex. Neste sentido, uma necessidade para que a companhia possa operar no Estado está na mudança da legislação estadual que dá incentivo fiscal por novas rotas de aviação, estendendo a redução de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) do querosene para os parceiros. Essa alteração na legislação foi pedida pelo presidente da Two Flex, Rui Aquino, ao governador, que ficou de avaliar uma forma de atender o pedido.
Ajustes estruturais
Outros ajustes necessários para Two Flex poder atuar no Tocantins são pequenas alterações no aeroporto de Gurupi, que já estão sendo promovidas, e a regularização da documentação do aeroporto de São Félix do Tocantins, no Jalapão. Hoje, o aeródromo, que é operado pelo governo do Estado, ainda está registrado como propriedade privada, o que inviabiliza qualquer operação comercial. “No meu entender, são ajustes possíveis de serem feitos e todos os envolvidos se mostraram interessados em encontrar soluções o mais rápido possível”, destacou Tiago Dimas.
Potencial de atuação
Com os empecilhos superados, a Two Flex já poderia atuar em Araguaína, Gurupi e São Félix, sempre abastecendo Palmas ou mesmo Araguaína. Em um segundo momento, o mercado pode ser ampliado para Araguatins, Dianópolis, Balsas (MA) e Redenção (PA).
Demais presenças
A reunião contou ainda com o secretário da Frente Parlamentar da Aviação Civil no Rio Grande do Sul, Cristiano Nether Guerra, o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Airton Pereira, dos diretores da Esaero, Antônio Mesquita e Liz Martins; da representante do Ministério do Turismo Thais Amaral, do diretor da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eduardo Bernardo, e do secretário da Fazenda do Tocantins, Sandro Henrique Armando.