Devido o furto de energia elétrica no interior do Estado, a Energisa tem intensificado suas ações com o apoio da Polícia Civil. O “gato”, operação realizada por moradores, coloca em risco a segurança da população e impacta na qualidade da energia fornecida. Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins receberam a ação na segunda-feira, 10, e terça-feira, 11, com um total de 159 unidade consumidoras inspecionadas e 25 autuações por furto de energia.
Durante a operação, um produtor rural foi preso em sua residência na cidade de Pedro Afonso, após ser flagrado com um ‘gato’ de energia em casa. “É importante destacar que quem rouba energia está prejudicando toda a população, pois o ‘gato’ coloca em risco a vida das pessoas e ainda compromete a qualidade da energia que chega nas nossas casas”, explicou o gerente de Combate a Perdas da Energisa, Helier Fioravante.
O furto de energia e as fraudes no relógio medidor são crimes previstos no Código Penal, no Artigo 155. Além disso, podem causar acidentes fatais, interromper a continuidade do serviço aos consumidores, prejudicar a qualidade da distribuição de energia e impactar diretamente na tarifa a ser paga. “Parte do valor da energia furtada é dividida entre todos os outros clientes. Quando alguém furta energia está prejudicando toda vizinhança”, contou Helier.
Tecnologia
A concessionária também investe em tecnologia e inteligência para tornar o combate ao furto mais assertivo e eficaz no Tocantins. A empresa tem uma tecnologia em tempo real capaz de gerar o perfil de consumo de energia de cada cliente. Com base nestes dados, a equipe faz uma análise das informações e orienta o time de campo sobre os locais suspeitos de fraudes, para que assim possam ser realizadas as inspeções. Em média, são 700 irregularidades identificadas por mês.
Para ajudar a combater esses crimes, é só denunciar pelo telefone 0800 721 3330 ou por meio do aplicativo Energisa ON, disponível gratuitamente na loja virtual para as versões IOS, Android e Windows Phone. (Com informações da Energisa)