Há muito tempo, apresentar os diferenciais da sua empresa deixou de ser uma opção e se tornou uma atividade básica para qualquer empresário que deseje crescer e se manter competitivo no mercado. Segundo o site Agência Brasil, em 2020 foram abertas 3.359.750 novas empresas no país, este número corresponde a aproximadamente 11 vezes o número de habitantes de Palmas. Então como o seu negócio pode se destacar em meio a tantos concorrentes?
A melhor maneira de fazer isso é posicionando a sua marca no mercado. E não, isso não quer dizer se posicionar em relação a temas e acontecimentos polêmicos.
Mas então o que é Posicionamento de Marca? Em resumo, consiste em uma série de ações que tem como objetivo apresentar aos seus clientes as características e diferenciais que tornam o seu negócio único e autêntico. Considerando que Marca é o que as pessoas falam de você, Posicionamento de Marca é como você deseja se mostrar para as pessoas, como você quer ser visto. Por isso, você jamais deve copiar o posicionamento de um concorrente, na mente do cliente você deve ser único, só assim ele se identificará com sua marca.
Para entender na prática, vamos trazer um exemplo de uma empresa que tem um posicionamento de marca muito bem estruturado, a Nike. O que a diferencia das demais marcas é que ela não se posiciona apenas como uma empresa que vende calçados, a Nike se posiciona como uma empresa que vende aventura e coragem para enfrentar desafios. Com o seu slogan “Just do it” (que se traduz: apenas faça), ela inspira seus clientes que em grande maioria são representados por atletas que buscam alcançar um alto nível de performance na carreira do esporte. Graças a esse posicionamento de marca, a Nike é uma das empresas do ramo com maior valor agregado em seus produtos e no seu valor de mercado.
Mas a pergunta que você deve ter na mente agora é: como eu posso definir o Posicionamento de Marca da minha empresa? O ideal é contratar um profissional qualificado para este trabalho, pois assim o posicionamento será feito de maneira mais assertiva e trará resultados satisfatórios.
Mas há algo que você já pode pensar. Inicie encontrando o propósito da sua empresa. Por que ela existe?
IGOR PEREIRA CARVALHO
É Graduando em Administração de Empresas na Universidade Federal do Tocantins (UFT), presidente da AMPLA – Consultoria Jr e especialista em Design de Marcas.
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