O Ministério do Turismo disponibilizou R$ 500 milhões para a concessão de crédito a empreendimentos turísticos em todo o País, via Fundo Geral de Turismo (Fungetur). Para a Agência de Fomento do Tocantins (Fomento), o órgão federal firmou termo aditivo ao contrato vigente, para aportar mais R$ 6.167.222,29. O montante repassado tem a finalidade de financiar empreendimentos turísticos – como restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis, pousadas, centro de eventos, entre outros – além de projetos sustentáveis, como a energia solar. As taxas de juros a serem cobrada é de até 5% ao ano, mais índice de preços ao consumidor (INPC), o que representa aproximadamente 0,7% ao mês.
CUSTO BAIXO
Ministro do Turismo, Celso Sabino falou sobre a iniciativa. “Esse recurso vai chegar de forma fácil, de forma barata, a um custo baixo e com condições de carência e prazo de parcelamento, a fim de que bares, hotéis, restaurantes tenham acesso a esse crédito e que eles possam nos ajudar a melhorar ainda mais a visitação e a oferta de produtos, de pacotes para o nosso turismo”, ressaltou o gestor.
VOCAÇÃO TURÍSTICA
Secretário do Turismo do Tocantins, Hercy Filho falou dos planos do governo. “O Estado tem demonstrado interesse em alavancar os potenciais turísticos. Portanto, esse novo aporte de verbas vai contribuir muito para o fortalecimento do setor”, pontuou. Já para a presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha, a assinatura do aditivo é uma demonstração da confiança na instituição tocantinense. “Vibramos com a chegada desses recursos, porque acompanhamos os empreendedores e suas lutas. Liberar os valores para esses visionários da indústria do turismo é motivo de orgulho, uma vez que a partir dessa ação fomentaria, eles vão melhorando a condição econômica e social, a qualidade de vida, de bem-estar e isso seguramente tem um papel fundamental no desenvolvimento do Estado”, concluiu.