O setor de vendas de automóvel está mudando e, hoje, a proliferação dos carros automáticos no país já é uma realidade. Os brasileiros poderão habituar-se cada vez mais a não usar o câmbio manual. Saiba o que tem sido alterado na venda de automóveis automáticos em solo brasileiro.
Ao longo dos anos, o mercado automóvel no Brasil tem sofrido várias mudanças. Esta tendência já não é nova mas tem vindo a manifestar-se de forma mais intensa à medida que os anos avançam.
Cada vez mais, fugindo da lógica de “exercício físico”, a forma de condução começa a afastar-se do uso do pé esquerdo, à medida que a embreagem se torna obsoleta e o uso do pé esquerdo se torna desnecessário.
Os números lançados pelas entidades de consultoria têm demonstrado estatísticas que comprovam que os carros automáticos começam a ser realmente os favoritos do povo brasileiro.
Venha saber o que se está a passando na venda de carros no Brasil e qual o aumento na venda dos carros automáticos.
A alteração da indústria automóvel
A mudança no setor automóvel tem sido visível. Não só se começa a prever que o futuro com carros elétricos seja efetivo, como tem havido uma tendência para o desaparecimento do câmbio manual, à medida que os consumidores procuram automóveis automáticos.
No ano de 2018 já se tinha sentido um aumento na venda de carros automáticos, que tinham representado mais de 49% das vendas totais de veículos. Para 2019, se espera que os valores sejam ainda superiores, havendo uma escolha preferencial pelos carro sem embreagem manual.
Vale a pena referir que a variação nas vendas deste tipo de automóvel já tinha sido na ordem de 13,5% entre o ano 2012 e o ano 2016. Desde então, parece ter existido um aumento ainda maior.
Por que razão o brasileiro escolhe carros automáticos
A evolução positiva na venda de carros automáticos vem corresponder a uma mudança de mentalidades, onde o consumidor passou a confiar num novo sistema de automoção.
A projeção e calibragem dos sistemas, em específico para o mercado brasileiro faz com que a qualidade deste tipo de sistema tenha tido maior aceitação por parte dos brasileiros, o que cria uma tendência natural para que os clientes procurem mais este tipo de carro.
Embora tenha valores um pouco mais elevados do que os restantes automóveis, a verdade é que este tipo de sistema é bastante útil para quem lida com o trânsito das metrópoles. Além disso, a confiança que os consumidores demonstram no veículo acaba, também, por estar ancorado nesta diferença de valores, havendo uma associação entre o valor elevado dos carros e a sua qualidade.
Tal como os carros, também os veículos de duas rodas parecem tender para o automático, estando a aumentar o número de vendas deste tipo de sistema. Os câmbios CVT em scooters são um bom exemplo de um veículo que tem aumentado de forma substancial as suas vendas em solo brasileiro.
Assim, a tendência tem sido para que se prefiram os carros automáticos.
Marina Veloso/Editora de conteúdo Brasil/Portugal)
(Publicidade)