Por meio de comunicado à imprensa, o presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Tocantins, o deputado estadual Nilton Franco, informou sobre o afastamento do ex-secretário-geral do partido, Lasaro Quirino, e o ingresso de um processo disciplinar contra o mesmo por ter assumido a direção do Avante na Capital. Acionado pela Coluna do CT, o ex-emedebista se disse surpreso com a medida do MDB contra um já ex-filiado.
Processo não tem efeito jurídico
Em nota, Lasaro Quirino fez questão de agradecer os até então correligionários por mais 15 anos, e que o colocou por quatro vezes consecutivas no comando do diretório metropolitano do MDB, de 2009 a 2019. Já sobre a medida da executiva estadual, o ex-emedebista disse estar “surpreso” porque já não é mais filiado ao partido desde 12 de fevereiro. O texto enviado à imprensa ainda destaca que o Quirino está “tranquilo” em relação à ação de Nilton Franco. “Por não estar mais filiado ao MDB, o processo disciplinar não tem efeito jurídico”, resume.
Leia abaixo o comunicado do MDB e a nota de Lasaro Quirino:
“NOTA DO MDB – TOCANTINS
O Movimento Democrático Brasileiro do Tocantins – MDB/TO, por meio de seu Presidente Deputado Nilton B. Franco, em atenção às informações veiculadas na mídia local de que o Secretário Geral do MDB de Palmas-TO Sr. Lásaro Quirino, assumiu cargo de Presidente Municipal da Legenda AVANTE e;
Considerando movimentações e atitudes em desacordo com o Estatuto além de conflitar com os interesses maiores do MDB, resolve afastá-lo das suas atividades partidárias com o fito de responder ao devido Processo Ético Disciplinar instaurado pela Comissão própria com a possível expulsão baseada no Art. 11, § 4º, II e IV do Estatuto do Movimento Democrático Brasileiro.
Palmas/TO, 11 de março de 2020.”
————–
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
O ex-membro e ex-presidente do Diretório Metropolitano do MDB de Palmas, Lasaro Quirino, vem por meio deste, agradecer aos companheiros e correligionários do MDB de Palmas e do Tocantins, pelos mais de 15 anos de convívio, quando esteve como membro do Diretório Estadual e Metropolitano, bem como, à frente da presidência do MDB Metropolitano por 04 mandatos consecutivos de 25/10/2009 a 31/05/2019, hoje comandado pelo Deputado Estadual Valdemar Júnior.
Lasaro destaca que durante o período em que esteve no MDB, sempre ágil de forma democrática, amistosa e pacífica, e que aprendeu muito com os companheiros do partido, onde fez boas amizades, respaldadas em um sentimento de gratidão e respeito.
O ex-emedebista, ainda disse ficar surpreso com a atitude do Presidente Estadual do MDB, deputado Nilton Franco, que decidiu puni-lo, abrindo um Processo Ético Disciplinar contra sua pessoa, sendo que o mesmo já havia deixado a sigla, no dia 12/02/2020.
Ele disse estar tranquilo, e que por não está mais filiado ao MDB, o processo disciplinar não tem efeito jurídico. Quirino também destaca que deixa a sigla para assumir outra missão, com a consciência tranquila e na certeza dever cumprido, e que lamenta a atitude do companheiro de partido, deputado Nilton Franco.
Palmas 12 de Março de 2020″
Lasaro Quirino