Um dia depois aprovar em primeiro turno projeto de resolução da Mesa Diretora que cria Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a BRK Ambiental, a Câmara de Gurupi retirou a matéria de pauta nesta quarta-feira, 22, alegando que precisava adequá-la ao Regimento Interno da Casa.
O vereador Ivanilson Marinho (MDB), que pediu a retirada do projeto, explicou ter havido erro na assinatura do requerimento que solicitou a CPI e na composição da comissão. Isso porque o requerimento havia sido subscrito por todos os vereadores, impedido assim que qualquer deles presidisse os trabalhos.
“Além disso, o autor para criação de comissão temporária não poderá integrá-la na qualidade de presidente, conforme prevê parágrafo 3º, do inciso IV, do artigo 47, do Regimento Interno; e, caso permanecessem as irregularidades no requerimento deliberado pelo Legislativo, todos os atos praticados pela comissão seriam anulados”, afirmou o vereador.
Segundo ele, a ideia é a correção de todos os vícios encontrados, corrigi-los e submeter à nova apreciação pelo plenário.
O presidente da Casa, Wendel Gomides (PDT), disse que na próxima semana poderá convocar uma sessão extraordinária para retomar o projeto em plenário. “O objetivo é que a proposta seja votada o quanto antes, pois não apenas nós, mas toda a comunidade tem interesse em dar andamento nessa apuração”, avaliou Gomides. (Com informações da assessoria de comunicação)