O vereador Carlos Amastha (PSB) foi à Tribuna na manhã desta terça-feira, 12, defender a proposição de uma legislação que defenda as crianças palmenses do processo de adultização nas redes sociais. O tema ganhou destaque após denúncia do influenciador Felipe Bressanim Pereira, o Felca. “Precisamos agir urgentemente para proteger nossas crianças e não permitir que sejam usadas, por meio da internet, por pedófilos, incitadores de mutilações, golpistas e criminosos”, destacou. O pessebista ainda defende que o Projeto de Lei seja apresentado em conjunto por todos parlamentares. O objetivo é criminalizar esse tipo de comportamento e adotar medidas preventivas contra a exploração e a sexualização de menores nas redes, como o bloqueio de algoritmos e contas. “O assunto abordado pelo Felca é um alerta e temos que nos unir”, acrescentou.
ENTENDA
O humorista e youtuber Felipe Bressamin Pereira, conhecido como Felca, viralizou após lançar um vídeo na plataforma falando sobre o fenômeno da adultização nas redes sociais e denunciando casos de pessoas que estão lucrando com a exposição de menores de idade. O vídeo, até a última atualização, já somava mais de 28 milhões de visualizações. O termo “adultização infantil” se refere à aceleração forçada do desenvolvimento da criança para que ela tenha comportamentos não esperados para sua idade. Quando inserida nas mídias sociais sem a supervisão adequada de um responsável, a criança está sujeita a essa circunstância.
Confira trecho do discurso de Carlos Amastha sobre o tema:
ROTA SEGURA
Na mesma sessão, Carlos Amastha também solicitou à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana um estudo de viabilidade para a criação de ciclovias próximas a escolas municipais. O objetivo é fundamentar a elaboração do projeto “Rota Segura”. A proposta busca atender à crescente necessidade de mobilidade urbana segura e sustentável. O vereador destacou a falta de infraestrutura para ciclistas em várias partes de Palmas, expondo crianças e adolescentes a riscos no trânsito e desestimulando o uso de bicicletas como transporte escolar. Para o parlamentar, a atuação preventiva, com base em diagnósticos da realidade urbana, é considerada fundamental para a implementação efetiva e responsável de políticas públicas