A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), disse nas redes sociais no início da tarde desta quinta-feira, 28, que vai anunciar em entrevista coletiva às 10 horas desta sexta-feira, 29, a retomada “consciente e gradual” dos serviços e das atividades econômicas da Capital. “Ao longo da quarentena recebemos empresários, comerciantes e entidades de classe. Juntos com o COE [Centro de Operações de Emergência] construímos um plano de descontigenciamento para Palmas”, postou Cinthia.
Bons resultados
Conforme a prefeita, “todos os bons resultados” que Palmas conseguiu até aqui “demonstram a eficiência das medidas tomadas e o comprometimento da população, formando um cenário mais favorável”. “Agora é necessário a mesma responsabilidade social e maior comprometimento ainda para continuarmos avançando”, afirmou.
Análise criteriosa
Cinthia disse que foram analisados “criteriosamente todos os relatórios do COE e o status epidemiológico dos últimos 60 dias”. “Dentre vários cenários, a taxa de ocupação de leitos e taxa de contaminação/dia são utilizados para determinar as próximas ações”, disse.
136% em uma semana
Apesar da disposição que a prefeita demonstra para discutir a retomada da economia, os números de casos da Covid-19 ainda registram forte crescimento. Para se ter ideia, só nesta última semana — do dia 14 a esta quinta-feira —, os registros da doença aumentaram 136% (de 211 para 498) e o de mortes, 133,3% (de 3 para 7).
654% em maio
Em todo o mês de maio, o número de casos aumentou 654% (de 66 no dia 1º para 498 nesta quinta) e de mortes, 250% (de 2 para 7).
Maior número num dia
Nessa quarta-feira, 27, Palmas registrou o maior número de casos num único dia. Foram 43 e, pela primeira vez, superou Araguaína num resultado diário. Nesta quinta foram confirmados mais 33 casos.