A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), participa desde segunda-feira, 26, em São Caetano do Sul (SP), da 74ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que discutirá temas de interesse dos gestores, como a Reforma da Previdência, a composição do novo Congresso Nacional e o conteúdo da carta que será entregue ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que participa nesta terça-feira, 27, de audiência.
Na condição de vice-presidente da FNP, a prefeita de Palmas compôs a mesa principal da plenária de prefeitos dirigida pelo presidente, Jonas Donizette. Ao lado da prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas, são as únicas mulheres da plenária, que reúne 38 dirigentes da instituição.
Pacto federativo
Uma das agendas defendidas pela prefeita é o pacto federativo, pois segundo ela, os municípios ficam com os problemas do dia a dia da população, como as demandas na área de saúde, educação, transporte e trânsito, sem que isso represente uma fatia proporcional na divisão do bolo tributário. “Os municípios são os verdadeiros protagonistas. Portanto não seria justo e a gente não concorda que os municípios, onde as políticas públicas acontecem e precisam essa ajuda substancial, ficassem com a menor fatia do bolo do que desrespeito essa distribuição”, enfatizou a prefeita.
A prefeita ainda frisa que para as áreas sociais como saúde e educação são responsabilidades do governo federal e governo do estado e que o município deveria entrar com a menor participação. “Hoje nós gastamos em torno de 56,3% em áreas sociais e o que sobra é para fazer todo o custeio do município como recapeamento, tapa-buraco, iluminação e entre outros”, comentou.