A deputada estadual Cláudia Lelis (PV) foi à Tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 24, para parabenizar o governador Mauro Carlesse (DEM) pelo lançamento do Pátria Amada Mirim (PAM), programa de educação ambiental no qual os estudantes terão a formação cidadã em benefício da preservação, conservação e restauração do meio ambiente. A parlamentar aproveitou para lembrar de projeto semelhante elaborado pelo marido, o ex-deputado Marcelo Lelis (PV).
AMA em nova versão
Conforme a deputada, o PAM seria o “AMA [Amigos do Meio Ambiente] de Marcelo Lelis em nova versão”. O projeto do ex-deputado na Capital tinha como objetivo manter na escola os adolescentes de famílias de baixa renda, bem como atender suas necessidades envolvendo-os na missão de cuidar das condições paisagísticas e ambientais do município. Conforme a pevista, o AMA ganhou prêmios e recebeu o reconhecimento da Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância.
Inspiração
A parlamentar vê o PAM inspirado no AMA de Marcelo Lelis. “Fiz questão de parabenizar o governo e lembrar que é bom quando vemos os projetos que deram resultados em outros governos servindo de inspiração para outros projetos”, afirmou.
Mercado de trabalho
Cláudia Lelis defendeu ainda que o Amigos do Meio Ambiente também ajudou aos jovens a ingressarem no mercado de trabalho. “Ofereceu a oportunidade de trabalho e renda para as famílias naquela época. Muitos meninos do AMA são hoje empresários, advogados, jogadores de futebol, administradores e fotógrafos. Quantas vidas foram transformadas com esse projeto que levou muito mais que educação ambiental para famílias Tocantinenses, levou cidadania e futuro”, destacou.