Três membros do Ministério Público do Tocantins (MPE) registraram candidatura para participar do processo eleitoral voltado à formação de lista tríplice para escolha do próximo procurador-geral de Justiça: os promotores Abel Andrade Leal Júnior, Marcelo Ulisses Sampaio e Tarso Rizo Oliveira Ribeiro. O prazo de inscrição se encerrou nesta quinta-feira, 15. A eleição acontecerá em 11 de outubro, quando será formada uma lista tríplice com o nome dos candidatos por ordem de votação, do mais votado ao menos votado.
DECISÃO DO GOVERNADOR
No primeiro dia útil após a votação, a lista tríplice será encaminhada pelo procurador-geral de Justiça ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Caberá ao chefe do Poder Executivo, até 15 dias após o recebimento da lista, nomear um dos candidatos a procurador-geral de Justiça para o biênio (2025 e 2026). Aquele que for nomeado tomará posse em 14 de dezembro, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça.
QUEM VOTA
A eleição para formação da lista tríplice tem como votantes os procuradores e promotores de Justiça ativos na carreira do MPE.
PERFIS
- Abel Andrade Leal Júnior nasceu em Ipiaú (BA). Ingressou no Ministério Público do Tocantins (MPTO) em 04/06/2001. Ao longo da carreira, atuou nas Promotorias de Justiça de Araguacema, Paranã, Colinas do Tocantins, Tocantinópolis, Itaguatins, Guaraí e Porto Nacional. Foi subprocurador-geral de Justiça e membro do Conselho Superior do Ministério Público. Atualmente, é titular da 2ª Promotoria de Justiça da Capital. Ainda é chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, coordena o Núcleo de Apoio Remoto às Promotorias de Justiça (NAProm) e preside diversas comissões e comitês.
- Marcelo Ulisses Sampaio nasceu em Ribeirão Preto (SP). Ingressou no Ministério Público do Tocantins (MPTO) em 21/03/1991. Ao longo da carreira, atuou nas Promotorias de Justiça de Pium, Filadélfia, Cristalândia, Dianópolis, Araguaína e Guaraí. Ainda exerceu as funções de chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Atualmente, é titular da 24ª Promotoria de Justiça da Capital, subprocurador-geral de Justiça e assessor especial do procurador-geral de Justiça.
- Tarso Rizo Oliveira Ribeiro nasceu em Manaus (AM). Ingressou no Ministério Público do Tocantins (MPTO) em 09/06/2008. Ao longo da carreira, atuou nas Promotorias de Justiça de Araguacema, Filadélfia e Colinas do Tocantins. Atualmente, é titular da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína. Também é coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Encarregado de Dados da LGPD.