O presidente regional do PSB e ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, é o organizador no Tocantins do projeto Criar – Cidades Criativas, uma iniciativa da Fundação João Mangabeira, braço de formação do partido. Segundo Amastha, que é diretor de estudos e pesquisas da entidade, Palmas é a primeira cidade brasileira a sediar o projeto. Além da capital do Tocantins, mais quatro municípios serão atendidos neste primeiro semestre.
Nesta terça-feira
O lançamento ocorrerá nesta terça-feira, 21, às 18h30, no Ponto de Cultura do Aureny IV, na Avenida E, Quadra 53, lote 19, Aureny IV (em frente ao Colégio Maranata). O objetivo do Criar é a buscar conhecer, promover, capacitar e fomentar os arranjos sócioprodutivos locais de economia criativa.
Empoderamento de indivíduos e coletivos
Amastha contou que o projeto vai favorecer “a autonomia, o protagonismo e o empoderamento de indivíduos e coletivos para o acesso aos meios, ao conhecimento e aperfeiçoamento profissional e do modelo de negócio, à inovação e tecnologia, ao crédito, aos benefícios fiscais, ao intercâmbio e oportunidades comerciais, inclusive na internet e a outras ações de fomento”.
Viés socialista
Conforme o diretor de estudos e pesquisas da Fundação João Mangabeira, o âmbito municipal é fundamental para que se empreenda uma experiência piloto para impulsionar a economia criativa com o viés socialista.