CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Com vídeo, “Estadão” diz que Gaguim bate ponto e não participa de comissões; deputado diz que é o que tem mais presença e isso garante o andamento dos trabalhos

O jornal O Estado de S.Paulo publicou em seus perfis de redes sociais um vídeo em que mostra o deputado federal tocantinense Carlos Gaguim (UB) registrando ponto em comissões permanentes da Câmara, mas, segundo o veículo paulista, não participando dos trabalhos. Com o título “Bate ponto e ‘vaza’”, a postagem diz que Gaguim “se orgulha de ser o mais presente da Câmara dos Deputados nas comissões”, o que realmente o parlamentar sempre afirma.

POUCO PARTICIPATIVO

O Estadão, então, afirma que o vídeo mostra “um parlamentar constante em quase todos os trabalhos, mas muito pouco participativo”. “O hábito é simples: o congressista chega ao corredor das comissões – composto por 16 salas – e começa um ‘tour’. Ele vai a um plenário, registra presença e logo depois se retira para a próxima sala. O método então se repete até visitar todos os espaços. É como se Gaguim tivesse sido eleito por Tocantins para marcar presenças, ao invés de debater projetos e discutir melhorias para o Estado”, ironiza o jornal.

O QUE MAIS PARTICIPOU

O veículo lembra que Gaguim é o parlamentar que mais participou de comissões e sessões na Câmara dos Deputados, segundo dados analisados pela reportagem de O Estadão. “Desde o início do mandato, ele marcou o ponto em 1.006 eventos na Casa, uma média de 11 comissões por dia. O segundo colocado tem 632 presenças”, compara.

PARTICIPA DE TODAS AS COMISSÕES

Gaguim rebateu a publicação à Coluna do CT. Ele disse que participa de duas comissões como titular e de quase todas como suplente. “E mesmo quando não estou nas comissões como titular ou suplente, eu participo, porque tenho projetos importantes em todas elas e quero saber como estão os trabalhos”, afirmou.

OS PRÓPRIOS PRESIDENTES PEDEM

Segundo ele, são os próprios presidentes das comissões que pedem para que registre presença ou não podem abrir os trabalhos por falta de quórum. “São 15 titulares e 15 suplentes nas comissões e, às vezes, tem 10 presentes. Então, o presidente me pede para ir registrar presença ou as matérias ficam todas paradas”, explicou.

MAIS DE 10 MIL PARTICIPAÇÕES

Gaguim reafirmou que é o deputado com mais presença nas comissões, com mais de 10 mil participações ao longo dos mandatos, iniciados em 2015. “E acompanho tudo que ocorre nelas, cada matéria”, garantiu. O deputado ressaltou que só ele tem mais de 300 projetos parados nas comissões que precisam ser avaliados para ir a plenário.

PRESTÍGIO NA CASA E JUNTO AOS COLEGAS

O parlamentar ressaltou ainda que essa presença intensa sua nos trabalhos da Câmara tem resultado em prestígio na Casa e junto aos colegas. “Sou convidado para todos os jantares, para ser líder, vice-líder e atuo ativamente nos rumos das eleições da mesa diretora, porque conheço todo mundo e conto com amizade de todos. O resultado final disso tem sido a liberação de milhões de reais para o Tocantins, como nessa terça-feira [14], quando consegui empenhar R$ 40 milhões para asfalto em Gurupi”, defendeu.

Confira o vídeo feito por O Estadão:


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também