Provocado por denúncia anônima, a 8ª Promotoria de Justiça instaurou na sexta-feira, 12, um procedimento investigatório para averiguar possíveis irregularidades na contratação direta da Tocantins Limpeza Pública, Locações e Serviços pela Prefeitura de Gurupi, mediante dispensa de licitação. Publicado no Diário Oficial de quinta-feira, 11, o contrato tem valor de R$ 1.571.853,44, sem dados específicos sobre a duração da prestação dos serviços.
Paço tem 10 dias para prestar esclarecimentos
À frente do caso, o promotor Roberto Freitas Garcia requereu posicionamento do município para que, no prazo de 10 dias, encaminhe cópia integral do procedimento administrativo e demais documentos referentes à contratação direta. Outro questionamento do Ministério Público (MPE) é sobre uma suposta intenção de terceirizar a fiscalização de posturas municipais, tópico também abordado pela denúncia anônima.
Um dos sócios tem 16 anos e é filho da presidente da Câmara de Palmas
Outro ponto que chama atenção no caso é o quadro societário da Tocantins Limpeza Pública, Locações e Serviços, já que tem a presença de Lucas Freitas Valcari, jovem de 16 anos, filho da presidente da Câmara de Palmas, Janad Valcari (Podemos), também sócia. A parlamentar já comentou o caso e indica ver dedo da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) na repercussão. “Estão atacando minha vida pessoal e empresarial para ver se eu calo a minha boca. Ruim seria se meu filho fosse um bandido, traficante. Em nenhum momento eu falei do lado pessoal. E não faria. Sempre falei sobre gestão e o que está acontecendo. Ser empresária não é crime! Isso prova para a sociedade que eu não tenho preço. Não vou me vender. Eu tenho princípios. Isso, sim, é ter valor”, disse a vereadora ao anunciar ter se tornado oficialmente oposição, não mais independente.
A Prefeitura de Gurupi também foi acionada e a Coluna do CT aguarda manifestação.