Deputados estaduais são contra a realização da sessão extraordinária presencial nesta terça-feira, 24, para votar o Decreto 6.072 de 2020, que declara estado de calamidade pública em todo o território do Tocantins por conta da Covid-19, o novo coronavírus. O receio é de contaminação pela doença. A sessão está marcada para as 9 horas.
Pelo Skype
A Coluna do CT ouviu quatro deputados, sob o compromisso do anonimato, e todos se manifestaram contra a sessão presencial. Um deles contou que se chegou a sugerir a sessão pelo Skype. “Além de não ter custo, cada um pode expressar sua vontade sem aglomerar”, defendeu o parlamentar. Para este deputado, a sessão presencial, além de colocar em risco os parlamentares, expõe também os servidores do Legislativo.
Precisa dar o exemplo
Ainda lembrou que a Assembleia “precisa dar o exemplo”, ao invés de romper o isolamento social. “Não precisamos parar o serviço. Podemos fazer as votação online e discutir tudo via Skype, transmitido pela TV Assembleia, dando maior visibilidade ao debate”, propôs.
Não irá
Outro parlamentar avisou que não irá à sessão desta terça. “Estou em isolamento social e meio gripado. Não posso arriscar”, avaliou. “Dá para a gente fazer igual ao Senado. Podemos até votar numa ligação de vídeo”, defendeu.