No dia seguinte ao pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, em que pregou contra o isolamento social e a favor da retomada da atividade econômica, a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) divulgou nota em que afirma que o “Tocantins seguirá firme no propósito de manter a população livre do novo coronavírus”.
Segue orientações da OMS e MS
A nota não cita a fala do presidente, mas os termos dela são uma clara reação ao pronunciamento. A Secom diz no documento que o governo segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), e lembra que o governador Mauro Carlesse (DEM) “adotou e mantém várias medidas para proteger a população e evitar a propagação do novo coronavírus no Estado”.
Confira a íntegra da nota:
“Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, adotou e mantém várias medidas para proteger a população e evitar a propagação do novo coronavírus no Estado.
O Tocantins foi um dos primeiros estados a apresentar o plano de contingência para a Covid-19. Foi também um dos primeiros estados a criar um comitê de crise formado por todos os poderes, órgãos de controle, forças de segurança e especialistas em saúde, para debater a antecipação de ações com o objetivo de minimizar os impactos da chegada da doença ao Estado.
O governador Mauro Carlesse decretou estado de calamidade pública, já aprovada pela Assembleia Legislativa, determinou a aquisição de seis mil testes rápidos para aferir a Covid-19 e também o reforço no estoque de equipamentos de proteção individual para assegurar aos profissionais da saúde as condições necessárias para atenderem a população.
O Chefe do Poder Executivo também determinou a antecipação das férias escolares e a entrega de kits de alimentos para as famílias dos alunos da rede estadual. E ainda, autorizou os Secretários de Estado a implantarem o trabalho remoto para os servidores, preservando principalmente os grupos de risco, mas também outros colaboradores que podem realizar o trabalho em casa. Restringiu o número de passageiros em 50% da capacidade dos veículos do transporte intermunicipal e recomendou aos municípios o fechamento de empresas que não prestam serviços essenciais. Nesta terça-feira, 24, o governador Mauro Carlesse assinou Medida Provisória proibindo por 90 dias o corte no fornecimento de água e energia elétrica.
O Governo do Tocantins também mantém em todos os meios de comunicação, mensagens de orientação à população para que fiquem em casa. O objetivo é evitar a propagação do novo coronavírus, proteger a população e não permitir que haja um colapso na rede de atendimento em saúde no Estado.
O Tocantins seguirá firme no propósito de manter a população livre do novo coronavírus e conta com a parceria dos demais Poderes, dos municípios, dos órgãos de controle e, principalmente, com a população.
Juntos, o Tocantins vai vencer a guerra contra o Coronavírus!
Secretaria da Comunicação
Governo do Tocantins”