O secretário estadual de Agricultura e Pecuária, César Halum (Republicanos), retirou a pré-candidatura a prefeito de Araguaína. Halum disse à Coluna do CT que não tem dinheiro para a campanha e que quer se dedicar aos projetos que desenvolve para o agronegócio do Estado. “Tenho uma vida pública de 30 anos e não acumulei fortuna”, afirmou.
Ainda não havia nome
Halum disse que ter colocado seu nome no momento em que o grupo de oposição ao prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) ainda não tinha uma definição.
Retribuição
Agora declarou seu apoio à pré-candidatura do deputado estadual Jorge Frederico (MDB). Halum explicou que seu apoio a Frederico é em retribuição pelo companheirismo do parlamentar em 2018.
Outros palanques
O secretário lembrou que o deputado o apoiou para senador, apesar de haver outros candidatos em sua coligação, pelo fato de Halum ser de Araguaína. “Enquanto, na minha coligação, alguns líderes de Araguaína deixaram de me apoiar para ficar com candidatos de outras regiões”, alfinetou, numa referência a Dimas, que deixou de apoiar Halum para ficar com o senador Irajá Abreu (PSD). Em 2018, o MDB de Jorge Frederico estava coligado ao então candidato a governador Carlos Amastha (PSB), que tinha na majoritária os ex-senadores Ataídes Oliveira (PSDB) e Vicentinho Alves (PL).