Instalado no final da tarde desta quinta-feira, 12, o gabinete de crise para prevenção e combate ao Covid-19, o novo coronavírus, descartou a necessidade de suspender eventos e aulas neste momento, já que o Tocantins é ainda um dos três Estados com nenhum caso confirmado. No entanto, o governador Mauro Carlesse (DEM) avisou durante a reunião com Poderes e órgãos diversos que compõem esse grupo que, se necessário, a aglomeração de pessoas será suspensa. “Porque a principal preocupação é preservar as pessoas, principalmente as crianças, para que não sofram com a doença”, afirmou Carlesse.
Informação é o remédio
Neste momento, a palavra de ordem é monitorar o cenário. O secretário estadual de Saúde, Edgar Tollini, lembrou que o Tocantins foi o quinto Estado a entregar o plano de contingência para o Ministério da Saúde, que foi aprovado sem ressalva. O Hospital Geral de Palmas já tem 17 leitos reservados para possíveis pacientes e equipe treinada para o atendimento. Tollini afirmou que agora, “acima de tudo, a informação é o melhor remédio para a pandemia”. “Hoje, o Ministério da Saúde acabou de confirmar que nos próximos 14 dias o Brasil contará com 2 mil casos de coronavírus. Esperamos contar com o apoio de todos, para que possamos abrandar os efeitos dessa situação”, pediu o secretário Edgar Tollini.
Rota de passagem
O secretário estadual de Comunicação, Élcio Mendes, lembrou que, apesar de o Tocantins não ter nenhum caso confirmado, o Estado é rota de passagem. “Recebemos pessoas de todo o País e do exterior, por isso, os cuidados com prevenção, como higiene, e monitoramento são fundamentais”, afirmou Mendes.
Seguindo os protocolos
O governador Mauro Carlesse destacou que o Estado está seguindo protocolos orientados pelo Ministério da Saúde e que a Secretaria Estadual da Saúde está preparada para lidar com a situação. “Desde as primeiras notícias sobre a propagação do coronavírus, a equipe do governo já começou a se preparar para estabelecer os procedimentos necessários para cuidar dos pacientes e acompanhar os casos suspeitos”, contou.
O menos impactante
Para o governador, a implantação do gabinete de crise, com os representantes de outros órgãos e Poderes, “é mais uma ação no sentido de debater, trocar experiências e ouvir o que cada ente pode colaborar para que os efeitos do Covid-19 sobre a população do Tocantins seja o menos impactante possível”.
Protocolo de Adesão assinado
Ao final da reunião, os participantes assinaram o Protocolo de Adesão ao Comitê de Crise para Prevenção do Vírus Covid-19, novo coronavírus. Além do governador Mauro Carlesse, estiveram presentes na reunião também os secretários de Estado da Fazenda e Planejamento, Sandro Armando; Executiva da Governadoria, Divino Allan; da Comunicação, Elcio Mendes; da Administração, Bruno Barreto; de Assuntos Parlamentares, José Humberto Marquez Pereira; o comandante-geral da Casa Militar, coronel Silva Neto; o comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Jaizon Veras; o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Rômulo Júnior; a deputada estadual Valderez Castelo Branco; o diretor-geral do Tribunal de Justiça (TJ/TO), Jonas Demóstenes Ramos; a procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha; o defensor público-geral, Fábio Monteiro dos Santos; o conselheiro-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO), Alessandro Canedo; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF/TO), Hallison Melo; e o delegado Regional da Polícia Federal (PF), Marcílio Manfre Afonso.
No TJTO
Além do Ministério Público Estadual (MPE), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) criou nesta quinta-feira “comissão para análise e estudos de medidas tendentes a impedir a propagação do COVID-19 no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Tocantins e, assim, preservar a saúde dos magistrados, servidores, prestadores de serviços, comunidade jurídica e jurisdicionados”. Presidida pela desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, presidente do Comitê Gestor de Atenção Integral à Saúde de magistrados e servidores, a comissão terá ainda como integrantes Jonas Demostene Ramos, diretor-geral do TJTO, e a médica Elaine Cristina Ferreira, chefe do Centro de Saúde.