Ex-deputada federal e estadual, Josi Nunes (Pros) caminha para a primeira experiência à frente do Executivo após vencer Gutierres Torquato (PSB) na disputa pelo Paço de Gurupi. À Coluna do CT, a prefeita eleita fez uma breve avaliação da campanha e adiantou o que esperar do mandato que começa em 2021.
Propostas e alianças pesaram
Das três maiores cidades, Gurupi teve a campanha mais acirrada, com uma diferença de 7,79% dos votos válidos entre a 1ª e o 2º colocado. Josi Nunes avalia que a vitória deve-se não só ao foco nas propostas durante o pleito, mas também pelos e apoios recebidos. “Fizemos uma campanha propositiva, focada em propostas, plano de governo, mostrando nossa história, experiência, e nossas parceiras. Isso tudo pesou”, disse a prefeita eleita, que teve o palanque frequentado pelo governador Mauro Carlesse (DEM), o senador Eduardo Gomes (MDB), o deputado federal Carlos Gaguim (MDB) e um bom número de deputados estaduais.
Amadurecimento de Gurupi e transição
Josi Nunes não deixou de comentar o desejo de sucesso feito pelo adversário na campanha, Gutierres Torquato. “Vejo de forma positiva. Palanque acabou, agora todos nós que amamos gurupi, temos que preocupar com nossa cidade. Sinal que todos nós estamos crescendo, amadurecendo”, comentou. A política também adiantou que já vai agilizar um pedido ao prefeito Laurez Moreira (PSDB) para já iniciar o processo de transição. “Conhecer todos os detalhes, fazer o diagnóstico”, afirma.
Governabilidade
Apesar vitória majoritária, o grupo de Josi Nunes não conseguiu formar uma maioria na Câmara de Gurupi, mas a prefeita eleita projeta um boa relação com os vereadores devido sua experiências na Assembleia e no Congresso. “Como fui do Legislativo, entendo um pouco a necessidade do vereador, que é parecida com a do deputado estadual e federal. Será uma relação aberta, transparente, de acolhimento, mas sem nenhuma subserviência. O Legislativo tem que ser reconhecido como totalmente independente”, garantiu.
Gurupi voltará a ser pólo da região Sul
Josi Nunes ainda indicou que não vai abandonar projetos da atual administração apenas por ter sido adversário na campanha e prometeu fazer com que o município volte a ocupar lugar de destaque na região. “O gurupiense pode esperar uma administração transparente, participativa, democrática e com respeito a todo cidadão de Gurupi. E muito trabalho. Vamos dar continuidade a todas a ações e as obras em andamento, e vamos fazer novas. Pode esperar, a prefeita vai trazer Gurupi para voltar a ser um pólo de referência do Sul do Tocantins”, disse a prefeita eleita.