Depois do colombiano Carlos Amastha (PSB), mais um estrangeiro quer se tornar prefeito no Tocantins em 2020. Filiado ao Partido Social Cristão (PSC), Norberto Martinez pretende disputar a Prefeitura de Colinas do Tocantins em 2020. O médico cubano naturalizado brasileiro ainda em 2005 já havia sido lançado como um nome ao Paço no fim de 2018 e agora reforça as articulações para o seu primeiro projeto eleitoral.
Apoio
Norberto Martinez conta com o apoio do presidente do PSC no Tocantins, o deputado federal Osires Damaso, e também do deputado estadual Ricardo Ayres (PSB). Ele se reunirá com ambos nesta terça-feira, 17, para discutir o projeto. As duas lideranças já estavam presentes na primeira menção de sua candidatura.
Na 1ª experiência com cubanos
Norberto Martinez está há 18 anos em Colinas do Tocantins e veio em missão para atuar como médico na primeira experiência brasileira de importar médicos cubanos, no terceiro governo Siqueira Campos (1999-2002), num acordo com o presidente Fidel Castro. Em 2005, o social cristão rompeu sua relação com Cuba e virou cidadão brasileiro. Ele trabalha no hospital regional do município.