O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou em teleconferência com prefeitos neste domingo, 22, o adiamento das eleições municipais de outubro. Ele disse que o momento é de o Congresso tratar o assunto, para que o combate à crise do coronavírus não seja contaminado pela ação política. “Eleição no meio do ano vai ser uma tragédia. Vai todo mundo querer fazer ação política”, afirmou o ministro aos prefeitos, em relação à previsível movimentação dos candidatos em busca de voto. “Eu sou político. Não esqueçam disso”, pediu.
Mandato tampão
Mandetta reforçou que está “alertando que todos vocês precisam, com todas as diferenças políticas”. “Aliás, eu faço aqui até uma sugestão para vocês discutirem. Está na hora de o Congresso olhar e falar: ‘olha, adia (as eleições)’. Faça um mandato tampão desses vereadores e prefeitos”, recomendo o ministro.
Gaguim e Olímpio
Como a Coluna do CT já informou durante a semana, o adiamento das eleições foi sugerido pelo deputado federal Carlos Gaguim (MDB) e pelo senador Major Olímpio (PSL-SP).
Não cogita adiar
No entanto, na quinta-feira, 19, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que presidirá o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de maio, declarou que não cogita adiar as eleições municipais. Ele acredita que, até a data das votações, a situação de pandemia por coronavírus no país já estará normalizada.