Em trâmite na Câmara de Gurupi, Projeto de Lei busca obrigar as empresas concessionárias do serviço de abastecimento de água a instalação de bloqueadores de ar nos hidrômetros dos usuários. A peça impede a passagem de ar que pode estar presente nas redes, o que diminuiria a cobrança. A propositura foi elaborada pelo vereador Jenilson Alves (PRTB).
O projeto afirma que a Escola Federal de Engenharia de Itajubá, em Minas Gerais, constatou que a peça pode garantir uma economia de 35% nas contas de água. “O que não podemos aceitar é o fato de que o consumidor pague por este ar, como se água fosse e no preço desta, uma vez que o ar representa, pelo menos, cerca de 20% a 30% do consumo cobrado pelas distribuidoras”, argumentou o vereador na justificativa.
Jenilson Alves explicou que a instalação do equipamento bloqueador de ar impede que o consumidor pague urna conta com acréscimo financeiro por algo que não consumiu, visto que o cálculo para a cobrança da taxa de esgoto é feito com base no consumo de água, que seria adulterado com a entrada de ar.