O vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS) e o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, participam nesta sexta-feira, 13, em Brasília, de reunião dos governadores da Amazônia Legal com os embaixadores da Noruega, Alemanha, Reino Unido e França. Às 9 horas, a reunião será com os embaixadores da Noruega, Alemanha e Reino Unido e, às 13 horas, com o representante da França.
Crise bolsonarista com parceiros
Alemanha e Noruega, por desavenças com o governo Bolsonaro, suspenderam os repasses que faziam para o Fundo da Amazônia e o presidente brasileiro vem mantendo ácidas discussões públicas com o líder dos franceses, Emmanuel Macron. Já o Reino Unido ofereceu uma ajuda de R$ 50 milhões para o combate aos incêndios na região, aporte que foi aceito pelo Brasil. O governo federal não participará dessas agendas.
Apresentar o consórcio
Conforme Secretaria de Comunicação do Tocantins, o objetivo das reuniões é apresentar o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, suas potencialidades e a carteira de projetos, com vistas a parceria que promovam o desenvolvimento sustentável da região amazônica e dos Estados que compõem o bloco.
Conselheiro
O secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, compõe, como representante do Tocantins, o Conselho de Administração do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.