O projeto Conexão Escola, proposto pelo candidato à Prefeito de Palmas, Tiago Amastha Andrino (PSB) e pela candidata a vice Nilmar Ruiz (PL), pretende conectar a educação de Palmas com o mundo. Conforme os candidatos, o objetivo é fazer com que alunos e professores estejam mais ligados na tecnologia e que as escolas troquem experiências e trabalhem de forma integrada.
Escola inserida no mundo globalizado
A necessidade da implantação do projeto surgiu, segundo Nilmar, do desejo de ver a escola inserida no mundo globalizado e tecnológico. Mas, para a candidata, essa inserção não pode ser feita só na disponibilização do equipamento tecnológico. Ela defendeu que ainda é necessário criar uma cultura digital e levá-la para dentro da sala de aula.
Professores serão conectados no meio digital
O projeto é explicado por Nilmar como um modelo pelo qual os professores serão conectados no meio digital, e com isso uma comunidade de professores por área de conhecimento será criada. Com essa comunidade criada o processo de integração das escolas em uma rede tecnológica será colocado em ação e por fim o avanço da inclusão digital e potencialização do uso de dispositivos tecnológicos pelos professores e alunos. “O Conexão Escola será a solução para esse novo modelo educacional que já algum tempo se faz necessário e que agora com a pandemia se torna urgente”, afirmou a candidata a vice-prefeita.
Realmente preparar os professores
Nilmar disse que o projeto irá preparar os professores “para realmente usar a tecnologia para mudar a prática pedagógica e reduzir a distância da escola analógica e o mundo digital dos alunos”. “Vai conectar todas as escolas municipais e formar comunidades virtuais por área de conhecimento. O Conexão Escola vai ser modelo para o Brasil e teremos resultados fantásticos na educação dos nossos alunos,” explicou.
Capacitação semipresencial
De acordo com a candidata, o processo de implantação do projeto será feito por meio da capacitação semipresencial para os professores usarem a tecnologia durante a aula, do acesso à graduação e pós-graduação, visando elevar a escolaridade e conhecimento dos professores. Também será feito por meio de uma parceria com as universidades e instituições de ensino que irão ampliar a oferta de cursos de formação e capacitação de professores, com o intuito de melhorar a prática pedagógica.