O vice-prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (Pros), rompeu o prefeito Joaquim Maia (PV) e caminha para construir uma candidatura própria pelo PSD, do senador Irajá Abreu. Alguns secretários municipais próximos a Ronivon chegaram a se reunir com ele na sexta-feira, 6, e apelar para que ficasse com o grupo de Maia. O vice pediu até essa segunda-feira, 9, para responder, mas o grupo do prefeito foi informado por uma nota na imprensa da efetivação do rompimento.
O vice e poucos aliados
Conforme a Coluna do CT apurou, Ronivon vem se distanciando já faz algum tempo do prefeito. No entanto, aliados de Maia garantem que os partidos da base devem continuar apoiando a reeleição. “Estão deixando o grupo o vice e uns poucos aliados dele”, contou uma fonte da política de Porto. Segundo ela, continuam com o prefeito Avante, MDB, Pros, PT, Patriota, DEM e parte do PL.
Quem toma a iniciativa?
A questão agora é sobre os cargos que Ronivon tem na prefeitura. Segundo pessoas próximas ao prefeito, o vice quer que Maia tome a iniciativa de exonerar seus indicados, mas o chefe do Executivo espera que os servidores do ex-aliado desocupem as vagas espontaneamente.
O outro lado
A Coluna do CT tentou ouvir o vice-prefeito, mas ele não atendeu as ligações.