CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Em meio à insatisfação de parlamentares com Palácio, Kátia consegue assinaturas e vai coordenar a bancada do TO

Nos bastidores do Congresso Nacional, o jogo virou em favor da senadora Kátia Abreu (Progressistas) e contra o Palácio Araguaia. Kátia já conta com as assinaturas necessárias para ser a coordenadora da bancada do Tocantins — dois senadores e cinco deputados federais. Algo que era tido como impossível há algumas semanas parece que se tornou realidade como resultado da insatisfação dos congressistas tocantinenses com o Palácio Araguaia. O nome da senadora deve ser confirmado em reunião às 17 horas desta quarta-feira, 11.

Os votos

No Senado, Kátia tem o voto dela e do filho, Irajá Abreu (PSD). Na Câmara, assinam Vicentinho Júnior (PL), Tiago Dimas (SD), Dulce Miranda (MDB), Dorinha Seabra Rezende (DEM) e Célio Moura (PT).

Os pró-Palácio

O Palácio Araguaia queria o senador Eduardo Gomes (MDB) ou o deputado federal Osires Damaso (PSC), dois parlamentares com boa relação com o governo do Estado e o Palácio do Planalto.

Discursou mudou rumos

Conforme a Coluna do CT apurou, o que teria virado os ventos em favor de Kátia foi o discurso do governador Mauro Carlesse (DEM) na inauguração do campus da Unitins em Paraíso, no dia 3. Carlesse teria dito que só podia contar na bancada com Gomes, Damaso, Carlos Gaguim (DEM) e Eli Borges. “Os demais parlamentares ficaram muito indignados com isso e foi quando decidiram assinar em favor da senadora”, contou uma fonte na bancada.

Pela primeira vez

Além de afastada do Palácio Araguaia, Kátia é crítica do governo Bolsonaro. Ela, que se filiou nesta terça-feira, 10, ao Progressistas, é a parlamentar tocantinense que há mais tempo consecutivo está no Congresso. Foi eleita deputada federal em 2002 e senadora em 2006 e 2014. Antes disso, havia assumido como suplente de deputada. Contudo, é a primeira vez que a senadora assume a coordenação da bancada do Tocantins.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também