Políticos contaram à Coluna do CT que o vice-governador Wanderlei Barbosa tem chamado aliados para iniciar uma conversa sobre 2022. Ele deve ser candidato à sucessão do governador Mauro Carlesse (DEM), que tudo indica que concorrerá à vaga de senador. Wanderlei chegou a ser pré-candidato a prefeito de Palmas este ano, mas retirou o nome da disputa.
De olho na vaga de Kátia
Como Carlesse teve um mandato tampão, ao assumir o comando do Palácio Araguaia logo após a cassação de Marcelo Miranda (MDB), em março de 2018, a vitória do governador em outubro daquele ano já contou como reeleição. Assim, ele não poderá concorrer a mais quatro anos e foca na vaga da senadora Kátia Abreu (Progressistas), cujo mandato vence em 2022.
Carlesse renuncia em abril de 2022
Mas, para disputar o Senado, Carlesse terá que renunciar em abril do ano da eleição, e Wanderlei assumirá o governo do Tocantins, tornando-se, naturalmente, candidato em outubro de 2022.
E Gomes?
Claro que muita água vai rolar sob essa ponte. Até porque quem também está de olho na principal cadeira do Palácio Araguaia é o senador Eduardo Gomes (MDB), hoje o político mais forte do Estado pelo acesso quem tem ao governo federal e aliado do governado Mauro Carlesse.