Passava um pouco das 7 horas desse domingo, 16, quando os quase 100 atletas começaram a entrar na água em busca do melhor tempo em suas categorias na tradicional e uma das mais importantes do calendário esportivo do Tocantins, a Travessia no Lago. O Corpo de Bombeiros, organizador da competição, estabeleceu 100 metros, 500 metros, 1 km e 3 km como distâncias a serem percorridas no evento, na Praia da Graciosa.
A ação teve apoio da Federação Aguática do Estado do Tocantins (Faeto), que premiou os competidores individualmente, conforme suas colocações, e no quadro geral representando suas agremiações em cada categoria. Como as provas foram iniciadas nas primeiras horas do dia, os atletas não tiveram problemas com sol forte e nem com o vento, que poderia causar marolas na região da prova.
O Corpo de Bombeiros teve como uma de suas principais preocupações a segurança dos atletas, e para isso levou à água dezenas de integrantes da corporação com barcos, caiaques e pranchas de stand up padlle. Tudo para garantir o imediato apoio caso houvesse alguma necessidade. A prova terminou por volta das 10h, sem registro de qualquer incidente.
“O evento foi um sucesso, com todos os atletas tratados com a devida segurança. Isso graças a estrutura montada para que assim fosse possível a execução de mais uma prova com a melhor avaliação”, destacou o tenente-coronel Cleber José Borges Sobrinho, consultor da prova.
A triatleta e advogada Suelen Yano competiu pelos 3 km e elogiou a competição. “Muito importante essa prova para o estímulo e desenvolvimento do esporte de forma geral. Bom até para as crianças, pois vi isso em minha sobrinha que acordou às 5h, empolgada para vir para o evento”, disse.
O assistente social Valdeir dos Santos não só competiu, como também acompanhou três filhos na natação e enfatizou que o esporte contribui para a qualidade de vida das pessoas. “A prova da Travessia no Lago é maravilhosa. Eu participei já na segunda edição em que ela foi executada pelo Corpo de Bombeiros”, conta Valdeir.
Resultados
A principal prova, de 3 km, foi vencida pelos atletas Mikaell de Godoy e Vitória Eugênia Póvoa, no masculino e feminino, respectivamente. No 1k as conquistas foram de Dihaconis Silva Agueda Alves, e nos 500 metros, venceram João Victor Silva e Tarcília Santana.
Integrantes do Corpo de Bombeiros também foram para a água. No 1 km masculino – 1º Major Benvindo, 2º Capitão Nogueira e 3º Tenente-coronel Rodrigues. No feminino – 1º soldado Fernanda e 2º soldado Elvira. Nos 500 metros masculinos – 1º capitão Lopes, 2º soldado Silva e 3º sargento Moura. Feminino – 1º capitã Marra e 2º soldado Olebar.
A classificação completa pode ser acessada no site da Confederação Brasileira de Desporto Aquático (CBDA), em www.cbdaweb.org.br. (Com informações da Secom Tocantins)