Ofício do Ministério Público (MPE) enviado nesta segunda-feira, 1º, ao secretário da Saúde do Tocantins, Edgar Tollini, solicita informações sobre os preparativos para a operacionalização dos 36 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 que serão abertos nos Hospitais Gerais de Palmas [16] e de Gurupi [20]. O anúncio foi feito na terça-feira, 23, pelo governador Mauro Carlesse (DEM).
Estado tem estrutura para abrir novos leitos
Autora do ofício, a promotora Araína Cesárea D’Alessandro quer saber se já existe disponibilidade de profissionais capacitados e com equipamentos de proteção individual (EPI) para atuar junto aos novos leitos leitos; se a equipes serão próprias, contratadas ou terceirizadas; se o Estado já possui os equipamentos necessários para habilitação dos leitos; se já estão disponíveis os insumos e medicamentos necessários às atividades destes novos leitos.
Prazo para instalação
Araína Cesárea D’Alessandro também requer que seja informada a data prevista para o funcionamento dos leitos adicionais de UTI para Covid-19 e questiona quais medidas serão adotadas até esta ativação. Ao final, a promotora ainda pede que seja informada sobre a efetividade da requisição administrativa de 70% dos leitos de UTI e clínicos existentes na rede hospitalar privada realizada pelo Estado por meio de Portaria publicada na quinta-feira, 25, no Diário Oficial.