A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e o Ministério da Defesa promovem Workshop sobre o Programa Calha Norte, que está sendo realizado no auditório da ATM em Palmas, de 20 a 22 de junho. O objetivo do evento é mensurar os resultados alcançados pelo Programa no Tocantins, além de orientar gestores dos Municípios conveniados sobre as pendências e os prazos a serem cumpridos para a execução e finalização dos convênios.
Segundo o Ministério da Defesa, o Programa Calha Norte busca a promoção do desenvolvimento sustentável; a ocupação de vazios estratégicos; a integração da população à cidadania; a melhoria do padrão de vida das populações; a modernização do sistema de gestão municipal e o fortalecimento das atividades econômicas estaduais e municipais da região. No Tocantins, o Programa tem atuado fortemente em convênios com os Municípios para aquisição de equipamentos e máquinas, além de obras de infraestrutura.
Tocantins
Em três anos de presença no Tocantins, o Programa Calha Norte já investiu R$ 181 milhões em convênios com o Estado e Municípios, tanto para a aquisição de equipamentos, quanto para a realização de obras. Atualmente, o Programa acompanha 177 convênios no Tocantins, sendo que 139 estão em execução, 38 em processos de prestação de contas, informou o Ministério da Defesa.
ATM
O presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, destaca a presença do Calha Norte no Tocantins e seu benefício aos municípios tocantinenses. “Foi uma grande conquista a vinda desse programa ao Tocantins, à época articulada pelo senador Eduardo Gomes junto ao Governo Federal, porque concedeu aos Municípios uma nova opção de execução de convênios para obras e equipamentos, tendo o acompanhamento firme e a expertise dos técnicos do Ministério da Defesa, que ficam em cima para que os convênios sejam céleres e os benefícios cheguem às populações”, disse.
Calha Norte
Diretor do Programa Calha Norte, General Poty disse que o Tocantins foi um dos Estados em que o programa mais avançou. “De forma metafórica, digo que o Tocantins é o caçula prodígio, que não engatinhou, já nasceu correndo dentro do programa, e alcançou resultados significativos na aquisição de equipamentos e na realização de obras. Agradecimento e reconhecimento aos prefeitos e governos locais que se empenharam para que os projetos fossem feitos da melhor maneira possível, para não perder um centavo”, disse.
O Workshop sobre o Programa Calha Norte contou ainda com a participação do vice-governador do Estado, Laurez Moreira, que em seu discurso, parabenizou ATM e Ministério da Defesa pelo evento, bem como a Bancada Federal pela disposição dos recursos. Por meio de videoconferência, o senador Eduardo Gomes ressaltou a eficiência e o profissionalismo dos técnicos do Calha Norte, e sinalizou a disposição da Bancada Federal em colocar volume maior de recursos aos Municípios tocantinenses. Além das autoridades políticas, o evento contou também com a participação do analista superior do Ministério da Gestão e Inovação, José Antônio Pessoa Neto, e representantes do Exército e Marinha.
O worshop segue nesta quarta-feira e quinta-feira, 21 e 22, com oficinas técnicas voltadas aos servidores municipais que cuidam diretamente dos convênios. (Da assessoria de imprensa)