A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) lançou na manhã desta quarta-feira, 27, as inscrições para o curso de pós-graduação em Comunicação Jurídica Estratégica na Era Digital, em parceria com o Centro de Comunicação Social do Poder Judiciário Tocantinense (TJTO). Com carga horária de 375 horas, o curso tem início previsto para o dia 9 de novembro, com a aula magna “Direito à informação versus Direito à privacidade”, ministrada pelo jornalista Carlos Alberto Di Franco. Ao todo, estão sendo ofertadas 50 vagas para servidores com graduação em comunicação social ou jornalismo de entes, órgãos e instituições parceiras da Esmat.
Apoio institucional a jornalistas
Diretor geral da Esmat, o desembargador Marco Villas Boas falou sobre a proposta de criação de um curso de pós-graduação. “Servirá como um respaldo, um apoio institucional de toda classe àquilo que já iniciamos e que terá desdobramentos porque não ficará apenas neste curso de pós-graduação. Esse curso é embrionário na Escola Superior da Magistratura do Tocantins há alguns anos, realizamos alguns eventos no passado e daí começamos a pensar numa interlocução sobre algo maior com os canais de comunicação, principalmente os jornalistas, cientes de que é difícil compreender a atividade do Poder Judiciário, que é altamente especializada”, afirmou.
Indicação e divulgação de projetos acadêmicos
Ainda segundo o desembargador, por contar com uma rede de parcerias institucionais de ensino no ambiente jurídico de renome nacionais e estrangeiras, a Esmat poderá auxiliar na indicação e divulgação dos produtos finais e projetos acadêmicos resultantes da pós-graduação inédita no Tocantins.
Sobre o curso
O curso pretende possibilitar a atualização dos profissionais de comunicação com sólida visão estratégica com capacidade de analisar as demandas do sistema judiciário e propor soluções integradas inovadoras, tendo como foco os objetivos organizacionais, sua imagem e sua reputação. As disciplinas serão compostas por atividades à distância, desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, com um percentual de até 20% da disciplina e atividades presenciais, com um percentual de 80%, ambas as atividades obrigatórias.
Programa
O conteúdo programático prevê as disciplinas Métodos de Ensino e Pesquisa; Produção de Portfólio Digital; Comunicação e Convergência Digital; Comunicação como Fator Estratégico no Judiciário; Comunicação Integrada no Processo de Construção da Imagem do Sistema Judiciário; Gestão de Riscos e Gerenciamento de Crises nas Mídias Digitais; Planejamento Estratégico para Mídias Digitais Corporativas; Empreendedorismo, inovação e gestão de projetos ágeis em Comunicação Corporativa; Endomarketing, entre outros.