O resultado da primeira etapa do processo seletivo para diretor de unidade escolar da rede estadual foi divulgado nesta terça-feira, 7, pela Universidade do Tocantins (Unitins). Cerca de 700 candidatos realizaram as provas do certame, que foi aplicada no dia 22 de outubro, nas sedes das 13 Superintendências Regionais (SREs). A seleção integra o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) e visa à efetivação da gestão democrática das escolas.
ETAPAS
O processo seletivo para a função de diretores escolares acontece em três etapas: Avaliação de Competência Técnica (eliminatória e classificatória); Avaliação do Plano de Gestão Escolar e da documentação comprobatória dos títulos (eliminatória e classificatória); e entrevista dos candidatos (eliminatória e classificatória). A segunda e terceira etapas serão realizadas nos dias 9, 10 e 14 de novembro de 2023.
MANDATO DE ATÉ TRÊS ANOS COM POSSIBILIDADE DE UMA RECONDUÇÃO
Os aprovados em todas as fases do concurso exercerão o cargo de gestor escolar por até três anos, admitida uma recondução desde que se submeta a novo processo seletivo. Entre os critérios de seleção é necessário ser servidor efetivo integrante do quadro do magistério na Educação Básica e atender aos critérios de competências técnico-profissionais dispostas no edital.
POSSE EM JANEIRO
Os selecionados tomarão posse em janeiro de 2024 e passarão por uma formação ofertada pela Secretaria da Educação (Seduc) e pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Os diretores empossados também serão contemplados com uma especialização em gestão, disponibilizada pela Seduc e Unitins.