O Estado sofreu um bloqueio de R$ 18.127,20 para realizar a aquisição de medicamentos oncológicos para pacientes em tratamento no Hospital Geral de Palmas. A decisão judicial é oriunda de uma ação conjunta da Defensoria (DPE) e do Ministério Público (MPE). Devem ser adquiridos com o recurso 13.610 comprimidos de Genuxal (50 miligramas) e Mitotano (500 mg). A informação é dos órgãos de controle.
Atualização sobre o estoque
A Justiça determinou que o Estado esclareça quais medicamentos oncológicos ainda permanecem desabastecidos até o dia 9 de agosto , indicando a quantidade necessária para a manutenção do estoque por pelo menos seis meses e atualize o contexto de andamento do processo de compra. A decisão também cobra que o governo apresente cotações dos medicamentos necessários e se pronuncie sobre orçamentos de duas medições feitos pelo Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) da DPE.
Audiência
Além disso, a Justiça designou uma audiência de justificação para discutir a respeito do contínuo desabastecimento de medicamentos oncológicos na unidade hospitalar, o que deve ocorrer no dia 12 de agosto, por videoconferência.