A Prefeitura de Gurupi foi alvo de uma recomendação administrativa do Ministério Público (MPE) para que promova medidas a fim de organizar a imunização contra a Covid-19 no município. O pedido feito pela 6ª Promotoria de Justiça nesta quinta-feira, 25, acontece após a constatação de aglomeração de idosos em local de vacinação.
Orientação
O promotor Marcelo Lima Nunes orienta que os gestores verifiquem a possibilidade de implementação do sistema de agendamento de local, data e horário de vacinação, para que haja um melhor fluxo de pessoas. Além disso, a recomendação dispõe que sejam incluídos, na atual fase, os cuidadores de idosos acamados, com limitações graves e daqueles com mais de 74 anos, devendo ser limitada a vacinação a um cuidador por idoso, priorizando-se os assistidos de mais idades.
Ampliação dos pontos e horários de vacinação
A recomendação também orienta pela ampliação dos pontos de vacinação, mantendo horários estendidos de funcionamento dos postos; realização de mapeamento da população, por área, que se enquadra nos grupos prioritários, a fim de organizar uma estratégia de busca ativa e monitoramento; adoção de medidas proativas de monitoramento da cobertura vacinação, entre outros. (Com informações da Ascom/MPE)