A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins comemorou mais uma conquista expressiva para a classe durante a inauguração nesta quarta-feira, 09, da sala da advocacia no Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) em Palmas. Esse benefício vai permitir a advocacia mais conforto e melhores condições para encaminhar demandas relacionadas à regularização fundiária.
O ato contou com a presença do presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, do presidente do Itertins, Divino José Ribeiro, e do governador do Estado, Mauro Carlesse, e de diversos dirigentes da Ordem.
“Ações como essa mostram que para a Ordem a advocacia está sempre em primeiro lugar. Essa é uma conquista importante porque vai facilitar o dia a dia de trabalho da advocacia dentro de um nicho pleiteado pela OAB/TO e atendido pelo Governo do Estado, que torna obrigatória a contratação de serviços advocatícios para todos aqueles que desejarem fazer a regularização fundiária através do projeto Essa Terra é Nossa”, destacou Pitaluga.
Para o Governo do Tocantins essa parceria com a OAB/TO e a implantação dessa sala de advocacia dentro do Itertins são um grande passo para uma desburocratização dos processos que envolvem, principalmente, o maior programa de regularização fundiária já realizado no Tocantins, o programa Essa Terra É Nossa. “Este programa reúne uma grande força-tarefa que vai regularizar 85 mil títulos paroquiais em nosso Estado, beneficiando e trazendo segurança jurídica para milhares de famílias tocantinenses que serão, agora, de fato e de direito, os donos legítimos das terras em que já vivem e trabalham há décadas”, ressalta Mauro Carlesse.
O presidente do Itertins, Divino José Ribeiro, destacou sua sensibilidade com a pauta em razão de ser advogado e compreender a importância desse espaço para a classe ajudar a garantir os direitos da sociedade.
“Em primeiro lugar e na condição de advogado sempre pautei a minha vida e carreira no âmbito da advocacia. Sou procurador na Assembleia Legislativa, mais acima de tudo, advogado. Fui Conselheiro Estadual e sei das dificuldades de militar no dia a dia forense e até no bojo da Administração Publica em si. É nosso papel e dever contribuir e auxiliar com presteza a advocacia. Defender e valorar a advocacia, por isso, acho importante essa parceria”, afirmou Ribeiro.
Também estiveram presentes a secretária-geral da OAB/TO, Ana Laura Coutinho, a presidente da ESA/TO, Verônica Disconzi, o conselheiro estadual, José Sabóia, o procurador de prerrogativas, Paulo Roberto Silva, o presidente da comissão de direito ambiental, Wolldson Gomes, conselheiro estadual, Murilo Mourão, presidente da comissão Comissão de Direito da família, Quinara Resende, o presidente da comissão de direito do consumidor, Thomas Jefferson, demais advogados, advogadas e dirigentes da Ordem. (Da assessoria de imprensa)