Anualmente, Palmas sedia uma das festas mais tradicionais da região, o Arraiá da Capital, que todos os anos reúne centenas de brincantes, atraindo grande público local e turistas, para um dos festejos mais populares do norte do Brasil.
Um evento cultural, marcado por danças e coreografias, enredos temáticos, gastronomia derivada do milho, desfiles de fantasias e muita animação.
Em todo este contexto, surge a figura da rainha junina, um dos cargos mais representativos de qualquer quadrilha, que esbanja um brilho especial, por meio de suas fantasias e personalidades, maquiagens extravagantes e carisma contagiante, capaz de envolver o público presente durante suas apresentações.
Com o objetivo de documentar o trabalho artístico de dez rainhas juninas, surge a produção audiovisual “Realezas”, um documentário que acompanha a antecipação, preparação e realização da produção do universo junino sob as perspectivas de algumas destas rainhas.
As personagens escolhidas são personalidades bastante conhecidas no meio junino local, que com suas belezas e profissionalismo artístico, conseguem arrancar aplausos durante suas apresentações.
Para Thayná Balduíno, atual campeã do “Concurso Estadual de Rainhas Juninas 2019” e uma das participantes do documentário, ao mesmo tempo que é um grande desafio ser rainha junina, também é muito gratificante: “Ser rainha junina não é apenas brilho e glamour, também passamos por muitas dificuldades, muito tempo de ensaios e sacrifícios em prol desta cultura popular tão querida na nossa região. Acredito que este documentário irá mostrar o dia a dia e desafios desta figura tão representativa que é uma rainha junina”, comentou Balduíno.
O documentário gira em torno de rainhas juninas de Palmas e de todo corpo técnico envolvido na produção de cada uma delas.
A obra tem a objetivo de revelar, através das telas, as falas espontâneas destas personagens, suas histórias, segredos e inovações, que as tornaram expoentes e referências no meio junino.
O “Realezas” é um documentário que faz parte do projeto “Giro Cultural”, realizado pelo Instituto Social do Tocantins, e conta com a produção da Spatium Audiovisual, sob a direção e roteiro de Nival Correia, e fotografia de Elton Abreu.
Este projeto conta com apoio da Prefeitura de Palmas, através da Fundação Cultural de Palmas – FCP, por meio de emenda parlamentar à cultura palmense. (Da assessoria de imprensa)