CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Araguaína cria Gabinete de Gestão Integrada para promover ações de diminuição da criminalidade

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos), criou por meio do Decreto 204 de 2020 o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI). Segundo o documento, a estrutura é uma ferramenta que reúne o conjunto de instituições que incide sobre a política de segurança local. A proposta é promover ações conjuntas e sistêmicas com o objetivo de discutir, deliberar e executar ações para diminuição da criminalidade. O grupo é composto pelo chefe do Executivo, nove secretarias e autarquias e 11 órgãos e instituições.

Membros do Paço

Da prefeitura, fazem parte do GGI a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito, Procuradoria-Geral, Secretarias de Governo, da Fazenda, do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, da Saúde, da Assistência Social, Trabalho e Habitação e o Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável.

Instituições participantes do GGI

Entre os órgãos e instituições com atuação na cidade que compõem o GGI estão as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Militar Rodoviária Estadual e Divisas, Defesa Civil, Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Tutelar e Procon.

Funcionamento

O GGI é composto por um Pleno, Secretaria-Executiva, Observatório de Segurança Pública e grupos de trabalho. Terá ainda uma coordenação com três membros. Cada órgão designa um titular e um suplente e o gabinete pode solicitar a colaboração de entidades públicas ou privadas no que for necessário ao cumprimento de suas ações. Os membros se reunirão uma vez por mês para avaliar os indicadores criminais do mês anterior e deliberar pelas ações integradas que serão realizadas. A próxima reunião está agendada para o próximo mês.

Sem remuneração

As funções desempenhadas pelos membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal não serão remuneradas, por serem consideradas serviço público relevante.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também