Após participar da apresentação de secretários estaduais sobre o panorama fiscal do Tocantins, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe), Cleiton Pinheiro, divulgou vídeo nas redes sociais para criticar o governo por não ter apresentado proposta da data-base deste ano. Nele, o sindicalista ainda questiona a diferença entre a evolução da evolução da folha dos efetivos e dos comissionados.
“Infelizmente o governo não apresentou nenhuma proposta. O que temos de informação concreta é que, de fato, o Estado quer jogar a responsabilidade em cima do servidor efetivo”, inicia o presidente do Sisepe no vídeo, em referência a crise financeira e fiscal defendida pelos secretários em apresentação aos sindicatos na manhã desta segunda-feira, 17, no Igeprev.
Para contestar esta suposta argumentação do Executivo, Cleiton Pinheiro apresentou os dados que seriam a “verdadeira evolução da folha”. Segundo o sindicalista, de maio do ano passado até maio deste ano, o governo estadual reduziu em mais de 2% a folha de pagamento do efetivo. No mesmo período, acrescenta o Sisepe, a dos comissionados cresceu de 5% a 6%.
Cleiton Pinheiro também afirma que o governo estadual não cumpriu com a promessa de reduzir em 50% os valores gastos com contratos temporários. O presidente do Sisepe narra que o Executivo, até o momento, cortou apenas 25% das contratações.
“O que ele tinha que reduzir, está mantendo na estrutura do governo: os compromissos políticos. E nós servidores efetivos pagando a conta. Só que quero dizer a vocês que está conta não é nossa e do governo e ele terá que cumprir com a data-base”, encerrou o sindicalista.
O CT busca posicionamento do governo estadual sobre a data-base desde a semana passada, mas a Secretaria de Comunicação Social (Secom) ainda não apresentou resposta. O pedido foi reforçado após esta reunião com os sindicatos.
Confira o vídeo de Cleiton Pinheiro abaixo: