CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Deputado Jair Farias busca parcerias com Seagro e Basa para fomentar a piscicultura no Tocantins

Deputado Jair Farias busca parcerias com Seagro e Basa para fomentar a piscicultura no Tocantins
avaliar matéria
Jair com o superintendente do BASA Marivaldo Melo. (Foto: divulgação)

Incentivar a produção de peixes em tanques-rede, por meio de projetos apoiados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e Banco da Amazônia (Basa), através das várias colônias de pescadores do estado do Tocantins. O deputado estadual Jair Farias (MDB) disse que este é mais um compromisso de sua campanha e que está buscando a implantação no Estado.

Durante a semana, o parlamentar se reuniu com o titular da Seagro, César Halum, e com o superintendente do Basa, Marivaldo de Melo. Nas duas audiências, Jair Farias obteve o compromisso de apoio aos projetos voltados à piscicultura. “O governo do Estado é parceiro, através do secretário César Halum, e o superintendente do Basa, Marivaldo de Melo, também se prontificou a ser parceiro, disse que é uma política do banco fazer esse incentivo”, declarou o deputado.

Jair Farias explica que o projeto pretende fomentar a criação de tilápias, o que vai fortalecer a agricultura familiar e os pequenos produtores do Estado, garantindo o sustento de suas famílias. A boa notícia, segundo o deputado, é que será construído em Sítio Novo um frigorífico de pescado. “Teremos a grata satisfação de ser iniciada a obra desse grande frigorífico de pescado, no município de Sítio Novo, que permitirá a todos os produtores legalizados ter pra quem vender o seu produto e a garantia desse produto ser beneficiado”, frisou o parlamentar. O investimento é uma iniciativa dos empresários Gilvan Barros e Gilmar Carvalho da Agronorte, com previsão de exportar para o Brasil e o exterior.

“Trata-se de um grande empreendimento que vai ajudar não somente a cadeia produtiva do município de Sítio Novo, mas toda a região que terá um ponto seguro para vender seus produtos. Isso vai gerar emprego e renda para toda a região do Bico do Papagaio”, destacou Jair Farias. “Por isso estamos buscando parcerias para favorecer as colônias de pescadores, através dos projetos de tanques-rede”, acrescenta lembrando que os rios Araguaia e Tocantins já não produzem tanto peixes, sendo necessário incentivar a atividade em cativeiro. “Estamos felizes por conseguir o apoio do governo do Estado e do Basa, inclusive o superintendente Marivaldo disse que o banco dispõe de uma política voltada para a pesca esportiva”, ressaltou o deputado.

Jair Farias finaliza informando que em breve será marcada uma reunião com a Seagro, Basa, colônias de pescadores e o seu gabinete para esclarecer mais sobre os projetos aos produtores de peixes. (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também