A primeira etapa do cronograma de retorno das atividades da rede estadual de ensino começa a ser implementada pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). A partir desta segunda-feira, 29, 16.845 estudantes da 3ª ano do ensino médio passam a ter aulas de forma não presencial. A paralisação das escolas aconteceu no dia 16 de março por decisão do governo do Estado como forma de evitar a proliferação da Covid-19.
Pela internet ou recebimento de materiais impressos
O ensino não presencial prevê que os estudantes cumpram parte da carga horária no formato não presencial até o dia 31 de julho. Os alunos podem optar pelo acesso aos conteúdos pela internet ou por receberem os materiais impressos. A Seduc afirma que os professores receberam formação com as orientações sobre a metodologia e os mecanismos de acompanhamento dos alunos neste modelo de ensino.
Roteiro de estudos
Além do material impresso ou digital, os alunos recebem o roteiro de estudos de cada disciplina, construído pelos próprios professores. Os estudantes que não têm acesso à internet e moram na zona urbana estão retirando o material impresso na escola. Já os estudantes da zona rural receberão as atividades por meio do transporte escolar em cada comunidade em seus domicílios.
Retorno planejado de forma gradativa
A titular da Seduc, Adriana Aguiar, esclareceu a prioridade aos alunos do 3ª ano do ensino médio. “A decisão de iniciar com os estudantes concluintes leva em consideração o fato de estarem em vias de realizar vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio. Aos demais alunos, que terão um tempo maior conosco na rede estadual, eu gostaria de tranquilizá-los que o retorno às aulas está sendo planejado de forma gradativa e com toda segurança necessária”, assegura em material da Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Próxima fase
O formato semipresencial terá início também com os estudantes da 3ª série do ensino médio e, gradualmente, será ampliado para as demais séries. Este formato está previsto para começar no dia 3 de agosto e consiste nos estudantes cumprindo sua carga horária parte não presencial e parte presencial.
Sintet contra
O Sindicato dos Trabalhadores do Tocantins (Sintet) já havia se posicionado publicamente contra o cronograma de retomada da Seduc por entender que não se levou em consideração a realidade da comunidade escolar, citando que a maioria dos alunos sequer tem acesso à internet.
Cronograma
Confira abaixo o quadro de retorno gradual
- 29 de junho a 31 de julho – aulas não presenciais para os 16.845 estudantes da 3ª série do Ensino Médio
- 03 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio
- 10 de agosto – revezamento com os outros 50% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio
- 17 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio
- 24 de agosto – revezamento com os outros 50% dos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio
- 31 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes do Ensino Fundamental
- 09 de setembro – revezamento com os outros 50% dos estudantes do Ensino Fundamental
- Até 31 de janeiro de 2021 – fim do ano letivo 2020
- Fevereiro de 2021 – início do ano letivo 2021