A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará a premiação do 2º Concurso de Boas Práticas no 10º Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje), que será realizado presencialmente em Brası́lia, nos dias 10 e 11 de maio. O Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, realizado por meio da parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e a Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE-TO), garantiu a 1ª colocação.
CIDADANIA DEMOCRÁTICA
O resultado foi referente ao quesito “Cidadania Democrática” pela produção de cartilhas eleitorais na língua mãe (Karajá, Xerente, Krahô e Apinajé). Oficinas conduzidas por antropólogos, juízes e servidores da Justiça Eleitoral para debaterem sobre: Segurança nas Eleições em comunidades indígenas; diálogo entre culturas e representatividade política dos povos indígenas.
BOAS PRÁTICAS
O II Concurso de Boas Práticas das Escolas Judiciárias Eleitorais teve como objetivo reconhecer e disseminar as boas práticas das Escolas Judiciárias Eleitorais que têm contribuído para a: geração de conhecimento sobre Direito Eleitoral no Brasil; formação de quadros de magistrados e servidores da Justiça Eleitoral; e formação cidadã.