O Senado inaugurou nessa quarta-feira, 18, a exposição Tesouros do Tocantins. São colares, brincos, bolsas e objetos de decoração produzidos por artesãos do estado, especialmente mulheres, com sementes, capim dourado e outras fibras típicas da região Norte. A mostra, uma iniciativa da senadora Kátia Abreu (PDT), pode ser vista até esta sexta-feira, 20.
A indústria criativa
Segundo a parlamentar, a indústria criativa representa hoje 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) e ainda tem um potencial enorme para crescer.
Vem do coração
Kátia disse que a economia criativa “é tudo aquilo que vem do coração, da alma, da mente e das mãos das pessoas”. “Na hora da crise e do desemprego, a economia criativa é que vem para ajudar as famílias a sobreviver. É o que nós trouxemos, nesta exposição, com o nosso carro-chefe, o capim dourado”, afirmou a senadora.
Rota do turismo
Kátia anunciou que ela e os senadores Eduardo Gomes (MDB) e Irajá (PSD-TO) apresentarão projeto que institui o Estado do Tocantins como rota nacional do turismo de aventura, ecológico, rural, de sol e praia de água doce, de vivência cultural, religioso e gastronômico.
Ajudam o Brasil
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), participou da abertura da exposição. “Eu não tenho dúvida de que milhares de brasileiros e estrangeiros passarão aqui nos próximos dias. A partir de toda a riqueza representada aqui, a gente vai poder difundir a cultura e a tradição de vocês, artesãos, que constroem a história do Estado do Tocantins e ajudam o Brasil”, disse.