CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Governador Mauro Carlesse quer que Assembleia unifique em 1% data-base do Executivo e Poderes

Governador Mauro Carlesse quer que Assembleia unifique em 1% data-base do Executivo e Poderes
4.7 (94.55%) 11 votos

O pano de fundo da discussão entre o governador Mauro Carlesse (DEM) e o deputado estadual Elenil da Penha (MDB), e também da reunião com presença de todos os Poderes no Palácio Araguaia, na manhã desta quinta-feira, 19, está a intenção do Executivo de unificar todas as data-bases, de todas as categorias. Diante da crise fiscal que ainda preocupa o Estado, Carlesse quer que a Assembleia tome a iniciativa de padronizar essas reposições salariais, já que o colegiado dos Poderes resistem à proposta. “O governador conclamou os deputados para esse gesto de responsabilidade com as contas públicas; a fonte de receita é única”, ponderou uma importante fonte palaciana.

Todos com 1%

A ideia é que todos recebam 1%. Assim, no caso dos servidores do governo do Estado, a quem o Palácio está concedendo apenas 0,75%, seria feito um adicional de mais 0,25% para completar o índice geral.

Muito abaixo do reivindicado

Essa reposição está muito abaixo do que reivindicam as diversas categorias do funcionalismo estadual. Os servidores do quadro geral, por exemplo, pedem 5,074% e os do Ministério Público Estadual, 3,43%.

17 não deram data-base

Um argumento que o governador tem usado para convencer os chefes dos Poderes é que pelo menos 17 Estados não tiveram condições de sequer conceder a data-base.

Colegiados não querem

Os chefes concordam com Carlesse, contudo, alguns estão sendo derrotados por seus colegiados, caso do MPE. Por isso, a solução seria uma ação da Assembleia, que tem a autonomia para rever essas decisões de colegiado.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também