“Vidas alheias e riquezas salvar”.
O Corpo de Bombeiros é a instituição mais confiável do Brasil.
2 de julho, Dia Nacional do Bombeiro Militar Brasileiro. Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as matas dos riscos de incêndios, desastres naturais, desabamentos e muitas outras adversidades. Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.
A escolha desta data é em homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Esta data foi instituída por meio do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954.
Dentre as profissões de maior credibilidade ser bombeiro é o sonho de muitas crianças. Os sons das sirenes, o brilho do giroflex e os caminhões vermelhos utilizados no combate ao fogo fazem com que as crianças fiquem maravilhadas. A empatia entre as crianças e o corpo de bombeiros é inspiração para muitos adultos que se transformam em heróis e heroínas do nosso Tocantins ao ingressarem na instituição.
“Conforme a história da Corporação no Estado a superação, força de vontade, amor à vida e à profissão constroem a história do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, o qual iniciou suas atividades como Companhia Independente de Bombeiros (1ª CIBM), criada por meio de decreto (6676/92), em dezembro de 1992. À época possuía uma estrutura pequena e ligada, organicamente à Policia Militar do Tocantins, com atuação apenas nas áreas de combate a incêndios urbanos e salvamento.
Em 26 anos de existência, a história do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins se confunde com a história do Estado. Seu crescimento e suas conquistas possuem assinaturas dos mais valorosos comandantes que, após o desmembramento da sua coirmã Polícia Militar, em 2005, contribuíram e contribuem para que a corporação seja uma das mais sérias e respeitadas do País e é claro, de todos os bravos heróis e heroínas que, todos os dias colocam suas vidas em risco para que outras vidas sejam salvas”.
As conquistas do Corpo de Bombeiros do Tocantins não param.
Está em andamento a construção do novo Quartel do Comando Geral na cidade de Palmas, com área total construída de 3.557,79 m2, construção estimada em mais de R$ 12 milhões, localizado na Av. JK, próxima ao capim dourado shopping com previsão de conclusão para março de 2022.
Estão em processo licitatório a reforma do antigo QCG que será a escola de formação de bombeiros e a construção da piscina semiolímpica, a primeira da corporação.
Estão em andamento também os processos de ampliação da Companhia Independente de Busca e Salvamento na Praia da Graciosa, a construção dos alojamentos do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, a reforma da torre de salvamento em alturas, a construção da nova 5ª Companhia de Bombeiros Militar no município de Porto Nacional, e a ampliação da 2ª Cia/2° BBM no município de Colinas.
Em nome das famílias tocantinenses, se me permitirem, parabenizo o Comandante Geral Coronel Reginaldo Leandro, os oficiais e todos os homens e mulheres que integram a instituição mais respeitável do Estado do Tocantins.
Não poderia deixar de agradecer ao Governador Mauro Carlesse e sua equipe por terem uma visão diferenciada sobre o corpo de bombeiros militar do nosso Estado, proporcionando melhores condições de trabalho e qualidade de vida aos nossos anjos da guarda ao mesmo tempo que promove maior segurança aos cidadãos tocantinenses.
Tem muitos brasileiros que acham que servidor público não trabalha e ganha muito, mas não pensam que existem servidores públicos dispostos a sacrifícios para salvarem eles quando precisam.
Parabéns aos nossos anjos da guarda!
TADEU ZERBINI
É economista, especialista em Gestão Pública, professor e consultor
ctzl@uol.com.br