A Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau) emitiu nota na tarde desta terça-feira, 27, para esclarecer a participação do governo estadual na busca por mais vacinas contra a Covid-19. A manifestação vem após o deputado federal Tiago Dimas (SD) exaltar a articulação da bancada por mais imunizantes. No texto, a pasta valoriza a movimentação dos congressistas, mas também cobra reconhecimento ao Palácio Araguaia. “O trabalho conjunto da bancada federal, com o objetivo de viabilizar mais doses para o Estado é louvável. Todavia, é preciso reconhecer, também, o total empenho do governo nesta árdua tarefa”, discorre.
Sesau também cobrou mais vacinas
Conforme o governo estadual, o titular da Sesau, Edgar Tollini, já tinha oficiado o Ministério da Saúde (MS) sobre a necessidade de mais vacinas ainda em 10 junho, reivindicação reforçada pessoalmente ao ministro Marcelo Queiroga no dia 17 do mesmo mês, enquanto a reunião com a bancada ocorreria só no dia 7 de julho. Os congressistas também estiveram com o secretário nacional de Vigilância Sanitária, Arnaldo Medeiros, no dia 16 do mês passado. “É necessário ressaltar que o Governo do Tocantins tem trabalhado arduamente, visando o aumento do quantitativo de doses para imunização dos tocantinenses”, destaca a nota.
Leia a íntegra da nota:
“NOTA
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que a informação do Deputado federal Tiago Dimas, a respeito do recebimento dos imunizantes contra Covid-19 nesta semana, carece de informações complementares. É necessário ressaltar que o Governo do Tocantins tem trabalhado arduamente, visando o aumento do quantitativo de doses para imunização dos tocantinenses.
A cópia do ofício em anexo comprova que no dia 10 de junho de 2021, o Secretário da SES, Dr. Edgar Tollini, solicitou ao Ministro da Saúde a liberação de mais doses de vacina contra Covid-19, apresentando justificativas para tal solicitação. Tal expediente foi encaminhado eletronicamente ao MS, na mesma data. Já no dia 17/06, o titular da Pasta compareceu em Brasília e entregou “em mãos” o mesmo requerimento ao Ministro Marcelo Queiroga, mediante protocolo físico. Na oportunidade, o ministro se comprometeu a revisar os quantitativos e promover a distribuição de imunizantes de forma mais equânime.
Assim, a SES ressalta que o trabalho conjunto da bancada federal, com o objetivo de viabilizar mais doses para o Estado do Tocantins é louvável. Todavia, é preciso reconhecer, também, o total empenho do Governo do Tocantins nesta árdua tarefa, uma vez que, é do seu total interesse que a população seja totalmente imunizada, o mais breve possível. Essa grande conquistas viabilizará o reaquecimento do comércio e de todas as atividades e, por consequência, a retomada do desenvolvimento econômico.
Palmas/TO, 27 de julho de 2021
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins“