Na dura batalha vencida pelo presidente agora reeleito da Seccional Tocantins da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), Gedeon Pitaluga, está uma estratégia muito bem definida por dois profissionais do marketing político tocantinense que vêm se destacando nos últimos anos, Djan Hennemann e Emerson Alencar. Eles contam que o planejamento estratégico de toda eleição da Ordem começou a ser elaborado em junho, seis meses antes do pleito, ocorrido na terça-feira, 16.
Hennemann disse que a estratégia da campanha precisou de um trabalho minucioso de análise de cenários e ambientes eleitorais. “Era preciso mapear o cenário eleitoral e começamos a fazer esse trabalho identificando os players dentro do processo e fazendo uma análise de cada um deles. Nesse trabalho identificamos quais eram os possíveis candidatos, suas áreas de influência no processo eleitoral, qual a narrativa que estavam construindo sobre a eleição da OAB e possíveis alianças que poderiam formar. Isso nos deu uma boa base para construirmos todo o planejamento sólido para conduzir as ações e a narrativa de comunicação na campanha”, afirmou o profissional.
Eficiência do planejamento
Alencar acrescentou que outro ponto importante e que contribuiu muito com a eficiência do planejamento estratégico da campanha foi identificar o perfil do eleitor. “Tínhamos pela frente uma eleição classista, com um público bem segmentado e com características próprias. Então, mergulhamos no universo da advocacia para identificar exatamente quem era esse eleitor, quais eram seus hábitos e desejos. Traçamos um perfil minucioso do eleitorado e construímos um projeto de comunicação que se conectou mais facilmente com esse público e isso deu muito certo”, disse.
Ele ressaltou que, numa campanha tão curta como a da OAB, não há muito tempo para corrigir estratégia. “Por isso, o trabalho de análise e planejamento feito anteriormente foi tão importante”, pontuou Alencar.
Trajetória
A dupla se uniu em 2014 na campanha vitoriosa de reeleição da senadora Kátia Abreu (PP). Desde então eles vêm contabilizando trabalhos conjuntos em eleições municipais, estaduais e classistas, inclusive, a primeira vitória de Gedeon Pitaluga na OAB, em 2018, e a campanha surpreendente do ex-juiz Marlon Reis ao governo do Estado, na eleição suplementar do mesmo ano. “É uma parceria que sempre deu muito certo porque unimos grandes talentos e somamos habilidades distintas, ampliando o nosso olhar sobre o projeto que estamos desenvolvemos e criando novas perspectivas na busca dos resultados”, dizem os parceiros.
Emerson Alencar, tem mestrando em Comunicação, especialista em Marketing Estratégico, é jornalista por formação e graduando em Ciência Política. Djan Hennemann, é mestre em Marketing de Cidades, especialista em Marketing Político e publicitário por formação.