O Portal do Agronegócio vai apresentar, aos visitantes interessados em empreender no ramo alimentício, ideias de produtos com sabores do Tocantins durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022). A feira, com o tema central Integrar: Intensificar e Preservar, inicia nesta terça-feira, 10, com encerramento no sábado, 14, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.
O espaço faz parte do Programa Armazém da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro): Sabores do Tocantins. O local é planejado para, ao vivo, serem ensinadas receitas com sabores do Tocantins com potencial de comercialização.
Em cada dia da programação, novo produto com potencial de mercado será apresentado. De acordo com a gerente de Agroindústria da Seagro, Verônica França, todos os produtos apresentados serão ensinados de forma a cumprir as exigências sanitárias. “No final das preparações, profissionais de culinária, gestores e técnicos irão elaborar pratos a serem degustados pela plateia e por alguns convidados especiais”, explica.
A gerente ressalta ainda que essa ação tem a finalidade criativa de repassar, aos produtores, ideias de novos produtos para comercialização.
Programação
No dia 11 – Aproveitamento de Baru. Produto do Armazém da Seagro: Cricri de baru; paçoca de baru.
Prato do dia 11: Arroz de baru com pirarucu ao molho de buriti, com chefe Malena Mota.
No dia 12 – Encerramento do Tilápitins;
Prato do dia 12: filé de tilápia ao vapor com legumes – Francisco Medeiros Peixe/BR – tilápia a curraleira – Secretário de Estado, Jaime Café.
No dia 13 – Doce do Cerrado. Produtos do Armazém da Seagro: doce de caju, geleia de buriti, bala de buriti na palha de milho, pudim de leite A2A2 com calda de cajá.
Prato do dia 13 – bolo baru, com a chefe Malena Mota; presença de produtores de Barrolândia e da chefe Malena.
Realização
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras. (Da assessoria de imprensa)