Já está definido o tema e autorizado pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) a realização da 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), que ocorrerá de 16 a 20 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, em Palmas. A Agrotins é considerada a maior feira tecnológica do gênero da região Norte do Brasil.
COMPLIANCE NO AGRO
Compliance no Agro é o tema. O secretário da Agricultura, Jaime Café, explicou que se trata do conjunto de normas e regras exigidas tanto pelo mercado quanto pelos órgãos que regulam o agronegócio e fazem com que o produtor atue dentro da legalidade ambiental, trabalhista e sanitária. “Os novos mercados têm exigências acessórias, a exemplo da rastreabilidade e isso tudo será tratado pelos órgãos do Governo e as instituições que estarão na feira”, destacou.
GRANDES E PEQUENOS
Café afirmou ainda que o tema não envolve apenas os grandes produtores, mas também os pequenos e representantes da agricultura familiar. “Vamos nos comunicar com todos os produtores. Desde os pequenos, que querem comercializar os produtos para a merenda escolar, ao grande produtor que precisa de um certificado para exportação”, garantiu.
LEGALIDADE E OBEDIÊNCIA ÀS NORMAS
O governador Wanderlei disse que a Agrotins é uma referência para o setor produtivo do agronegócio do Tocantins e do Brasil, e que o tema deste ano está alinhado com valores defendidos por sua gestão: legalidade e obediência às normas e procedimentos. “O nosso Estado tem a economia alicerçada no agronegócio, portanto, Compliance no Agro vem ao encontro do que queremos, que é o desenvolvimento com obediência às regras dos órgãos reguladores da produção no setor”, afirmou.
DE OLHO NO MERCADO EUROPEU
Wanderlei lembrou que o Estado alcançou o status de zona livre de aftosa sem vacinação e, com isso, garantiu a manutenção de seus mercados. “Afinal estamos habilitados a vender para mais de 100 países e estamos trabalhando para vender a nossa carne para o mercado europeu”, frisou.