Ar condicionado, mesa com cadeiras bastante confortáveis, wi-fi, um ambiente reservado, uma xícara de café aqui, alguns telefonemas, outra xícara de café ali, uma call online na sequência, aí bate aquela fome. Que tal um lanche antes de mais uma reunião? Basta pedir. É, essa tem sido a rotina de muita gente que tem optado por trabalhar fora dos escritórios, em cafeterias, por exemplo. No Brasil, a preferência se tornou tão comum que hoje em dia algumas empresas têm até serviços especializados para esse público.
O maior produtor de café do mundo agora vê um outro nicho relacionado ao produto despontar. Conforme dados da empresa global de estratégia de mercado, Euromonitor, existem cerca de 3,5 mil cafeterias no Brasil, isso sem falar nas padarias e lanchonetes que somam 13 mil estabelecimentos. O jovem empreendedor da área de marketing, Guilherme Frasão, trabalha de duas a três vezes por semana em algum café da capital. Para ele, a experiência tem ajudado no desempenho no trabalho. “Acredito que, quem trabalha de forma remota, acaba em certo momento sentindo falta do contato com outras pessoas e as cafeterias proporcionam isso, o que ajuda a aguçar e estimular a criatividade que eu tanto preciso”, explica o profissional.
Assim como ele, muitas outras pessoas têm reservado alguns dias, semanalmente, para expandir os domínios do escritório ou do home office e fazer o serviço render no conforto de uma boa cafeteria, que, às vezes, oferece muito mais que café. É o caso do estabelecimento que fica dentro do Hotel Ibis Palmas JK, no centro de Palmas, como explica o gerente Fabiano Fagundes. “Além de todo o básico de uma cafeteria, o espaço também funciona como um bar mais reservado. Muitos clientes fazem reuniões após às seis da tarde aqui e aí já emendam no happy hour, já que o local fica aberto 24 horas”, conta.
O café é aberto também para pessoas que não estão hospedadas no hotel. O interessado se identifica na recepção e pagando apenas R$ 30 pode ter acesso a toda a estrutura por quantas horas desejar, podendo inclusive receber seus próprios clientes. O ambiente é climatizado e o gerente garante que sempre está atento a qualidade da conexão da internet. “Sem internet, ninguém mais consegue trabalhar e como a maioria das pessoas que frequentam a cafeteria vem em busca de um refúgio para resolver suas demandas, nós fazemos de tudo para que a internet funcione com a maior velocidade possível e todos saiam bastante satisfeitos”, acrescenta Fabiano, feliz pela demanda do local. (Da assessoria de imprensa)